Fórum Cético
24/05/12 - 02:52:31 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Entrevista Interativa: http://www.ceticismo.org/forum/index.php/topic,381.0.html

Início   Ajuda Pesquisa Xadrez Entrar Registe-se  
Páginas: [1] 2  Todas   Ir para o fundo
  Enviar este tópico  |  Imprimir  
Autor Tópico: Religião é boa para a sociedade?  (Lida 7661 vezes)
MarceloEyer
Sou Cético!
Administrador
Homo Erectus

« em: 07/07/07 - 10:13:19 »

Por um lado é arriscado ficar na mão de liders religiosos, que tem grande influência sob seus seguidores; por outro, muitas pessoas são "boas" por temer um castigo divino e para garantir uma vaga no céu.

O que pensam a respeito?
Registado

Jonatas
Australopithecus
*

« Responder #1 em: 08/07/07 - 02:34:27 »

A religião como um todo? Existem diferentes religiões. Elas têm em comum a credulidade. Por isso são ruins. A verdade racional deve prevalecer sempre.

Algumas religiões podem ter aspectos bons, talvez, para pessoas com nível cognitivo insuficiente para perceber o comportamento adequado independentemente (ou sem uma cultura que sirva para esse propósito). Mas algumas religiões, em particular as de Abraão, vêm invariavelmente acompanhadas de efeitos colaterais muito ruins.

Acredito que o espiritismo possa ter efeitos melhores para a população cognitivamente desfavorecida, com base em observações pessoais. Um aspecto negativo do espiritismo é o sincretismo que incluiu Deus (o cristão) e a Bíblia. Fora isso, é um sistema de controle de conduta bastante eficaz.

Não que eu acredite no espiritismo, sou cético e ateu Grin

A influência política das religiões de Abraão (judaísmo, cristianismo e islamismo) é muito ruim e precisa ser ativamente combatida.
« Última modificação: 08/07/07 - 22:00:49 por Jonatas » Registado
Raphael
Homo Erectus

Neo-Anarquista

« Responder #2 em: 08/07/07 - 18:41:06 »

Por um lado é arriscado ficar na mão de liders religiosos, que tem grande influência sob seus seguidores; por outro, muitas pessoas são "boas" por temer um castigo divino e para garantir uma vaga no céu.

O que pensam a respeito?

Marcelo, olá. Contente

Vamos ao que penso.

De antemão, sou ateu, e como não gosto de rótulos, simplesmente não creio, ao olhar pras estrelas, pra uma árvore, ou pra um espermatozóide que tudo foi criado por alguma divindade. Acredito na célebre frase "Na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma". Portanto, acredito e sei (Contente digo que sei, porque sou biológo) que tudo o que vejo é fruto de transformações que foram ocorrendo e ainda ocorrem.

De fato, após esta explicação, vou dizer que sim, de um outro olhar, acredito que a religião não age somente como você citou. Não creio que a religião seja ruim pois as pessoas estão na mão de governantes, ou porque acreditam que consiguiram um lugar no céu.

Há outro fator intrínsico em acreditar em um Deus e ter uma religião, que responde exatamente com a palavra final de sua pergunta. "Sociedade". Pra grandes sociedades serem erguidas, a religião se demostrou um fato crucial para o controle. E é exatamente isso que religião é, controle.

As pessoas necissitam acreditar em algo, algumas pessoas claro, isso lhe faz bem, pra outras, como nós, não. E o que é mais importante é que o respeito de idéias tem que ser recíproco, o que de fato não ocorre. Eles, os religiosos, sempre acham que são donos da razão e querem, como o próprio nome religião diz, ter o controle sobre tudo.

Penso que ninguém é obrigado a nada, mas creio que, de um termo "social", a religião tem sim o seu papel, positivo e negativo, dependendo do ponto de vista.

Abraços e espero que tenha sido claro. Contente
Registado

"Anarquia é utopia, faça uma todo dia"
Adriano
Homo Habilis
**

Sam Harris

« Responder #3 em: 08/07/07 - 19:42:34 »

Religião devia assumir o seu papel de ong, de ajudar em causas sociais. Como representação de algum conhecimento ou alguma outra utilidade social não vejo, e como controle é pior ainda, é necessário a liberdade de pensamento para todos.
Registado
PERSONAL
Homo Erectus

Deus está morto;matou-o sua compaixão pelos homens

« Responder #4 em: 12/07/07 - 04:45:42 »

Esse debate é muito interessante, e todos temos experiência pessoais. Convivo diretamente com católicos e crentes, é um relacionamento difícil
mas tenho observado que muitas pessoas necessitam de uma "bengala psíquica" para não tombarem. Cito o caso de minha sogra, em fase quase terminal, e que é católica desde a primeira infância, agarra-se às suas crenças com desespero, seria uma crueldade polemizar ou tentar argumentar sobre conceitos religiosos. Enfim, é curioso observar pessoas  inteligentes e lúcidas necessitarem dessa bengala, aceitarem uma situação de escravidão consentida, aliás esse conceito não é meu, acho-o muito esclarecedor.
Registado
Malamen
Homo Habilis
**

Eu comi o Espírito Santo.

« Responder #5 em: 12/07/07 - 07:54:41 »

Religião é nefasta. Enche a cabeça das pessoas com absuros e razões erradas pra ter um bom comportamento.
Registado

Se algum dia sentires um vazio dentro de ti, vai comer que é fome.
PERSONAL
Homo Erectus

« Responder #6 em: 13/07/07 - 04:14:11 »

Religião é nefasta. Enche a cabeça das pessoas com absuros e razões erradas pra ter um bom comportamento.
Certo, mas isso não invalida a argumentação de que pessoas inseguras e medrosas se utilizem da religião como bengala. Em muitos casos, se vc tirar delas esse apoio, irão se sentir vazias e angustiadas, razão pela qual trocam de religião, mas dificilmente dela se libertam. Triste
Registado
Malamen
Homo Habilis
**

Eu comi o Espírito Santo.

« Responder #7 em: 13/07/07 - 04:15:08 »

Eu sei... e é pena isso.
Registado

Se algum dia sentires um vazio dentro de ti, vai comer que é fome.
Ema
Homo Sapiens

Sim, sou cética!

« Responder #8 em: 13/07/07 - 09:33:12 »

Não entendo porque essas pessoas não usam como bengala apenas a moral e a ética em vez de uma religião...
Não entendo porque tem que ter um "ser maior" e um "castigo" inflingido por este ser.

Precisam do medo?  Hein
« Última modificação: 13/07/07 - 09:37:26 por Ema » Registado

Ema
"Mas tudo veio a ser; não existem fatos eternos: assim como não existem verdades absolutas."  Nietzsche
Raphael
Homo Erectus

Neo-Anarquista

« Responder #9 em: 13/07/07 - 21:46:40 »

Infelizmente Si, a resposta ainda é sim. Contente
Registado

"Anarquia é utopia, faça uma todo dia"
MarceloEyer
Sou Cético!
Administrador
Homo Erectus

« Responder #10 em: 13/07/07 - 23:27:52 »

Sou um defensor da moral e bons costumes, porque acho que a sociedade precisa ser organizada.
Muitas pessoas não pensam assim naturalmente, para isso existem leis e punições, mas só isso não basta; talvez seja necessária a crença num Deus unipotente para que a pessoa, sentindo-se vigiada constantemente, não faça nada de "errado".

Religião serve para controle, e o controle é necessário. Ruim com ela, pior sem.

Se o estado fosse realmente laico e não permitisse interferência da religião em decisões como a questão de ensinar criacionismo nas escolas ou das celulas tronco, penso que tudo estaria bem com relação a religiosidade no Brasil.
Registado

Jonatas
Australopithecus
*

« Responder #11 em: 14/07/07 - 00:29:29 »

Marcelo, vou ter que discordar.

Após apresentar várias suposições que favoreceriam a utilidade prática da crença em uma religião cristã (creio que seja esta que vc quis dizer), vc concluiu que é melhor o povo ter religião que não ter. Mas essas suposições são baseadas em pesquisas científicas? Pois eu acharia, por uma comparação entre países ocidentais (cristãos) e orientais, como a Índia, China e Japão (não-cristãos), que o efeito da religião no controle de comportamento "errado" (errado é um conceito puramente relativo) é igual ou menor que zero.

Estes países, Índia, China e Japão, têm QIs de, aproximadamente, 80, 100 e 107, respectivamente. O Brasil tem QI médio de aprox. 87. Poderia-se dizer que, no sentido entendido aqui, os 3 países não têm religião, enquanto o Brasil tem. Comparando a criminalidade nesses países, qual será a conclusão?

Eu não encontrei dados quanto à criminalidade em geral, mas quanto à taxa de homicídios por 100,000 habitantes de cada país, a Índia tem 4 homicídios, a China tem 2 homicídios, e o Japão tem 0,5 homicídios (correspondendo à ordem de QI). O Brasil tem 27 homicídios, e todos os países que superam o Brasil em taxa de homicídios são cristãos.

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_murder_rate

Outro índice de comportamento errado poderia ser a corrupção. Neste quesito eu nem vou me dar ao trabalho de apresentar estatísticas (a menos que alguém faça questão), pois está na cara que o Brasil vai perder feio para Índia, China e Japão.
« Última modificação: 14/07/07 - 00:30:23 por Jonatas » Registado
Adriano
Homo Habilis
**

Sam Harris

« Responder #12 em: 14/07/07 - 11:12:48 »

Eu considero que a religião mais influência na disseminação da intorelância quanto a diferência, do que no controle de maneira a garantir a paz. Um bom exemplo disso é o preconceito contra quem não acredita em deus, como o citado por Drauzio Varela, e por muitos ateus no ciberespaço.
Registado
Alexandra
Mediador Geral
Homo Sapiens

« Responder #13 em: 27/08/07 - 13:21:34 »

Não creio que seja possível especificar nesse caso, se ela é boa ou má para a sociedade.

Na medida em que gera alienação (como ocorre freqüêntemente), ela gera conseqüências bastante negativas.

Por outro lado, como já foi dito, há a questão do apoio emocional que ela proporciona (e que em minha opinião, poderia ser substituído pela simples idéia da espiritualidade ou até mesmo pela filosofia)
Registado

Somos todos generais lutando em uma guerra perdida.
PERSONAL
Homo Erectus

« Responder #14 em: 29/08/07 - 04:38:47 »

Não creio que seja possível especificar nesse caso, se ela é boa ou má para a sociedade.

Na medida em que gera alienação (como ocorre freqüêntemente), ela gera conseqüências bastante negativas.

Por outro lado, como já foi dito, há a questão do apoio emocional que ela proporciona (e que em minha opinião, poderia ser substituído pela simples idéia da espiritualidade ou até mesmo pela filosofia)

Concordo, o lamentável é a necessidade q as pessoas tem de pertencer a algo maior, identificando-se no grupo. Seria desejável trocar essa dependência por uma espiritualidade ou pela filosofia, mas aí vc vai esbarrar no condicionamento, e esse condicionamento é milenar, está muito arraigado nas pessoas e nas sociedades.
Registado
Páginas: [1] 2  Todas   Ir para o topo
  Enviar este tópico  |  Imprimir  

Ir para: