Fórum Cético
24/05/12 - 02:54:47 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Teste seu raciocínio: http://www.ceticismo.org/forum/index.php/topic,386.0.html

Início   Ajuda Pesquisa Xadrez Entrar Registe-se  
Páginas: 1 [2]  Todas   Ir para o fundo
  Enviar este tópico  |  Imprimir  
Autor Tópico: Religião é boa para a sociedade?  (Lida 7661 vezes)
Alexandra
Mediador Geral
Homo Sapiens

« Responder #15 em: 24/09/07 - 13:29:42 »

Mas até mesmo o condicionamento pode ser vencido, embora lentamente.

Na Europa o Humanismo Secular e o Ateísmo estão crescendo de maneira espantosa.

Creio que o desligamento das religiões se dará de forma lenta, contudo será em escala global.

Mesmo que ela permanesça na nossa sociedade, em determinado momento da nossa história perderá boa parte da importância que possui.

Registado

Somos todos generais lutando em uma guerra perdida.
Alfredo Bernacchi
Australopithecus
*

« Responder #16 em: 27/04/08 - 09:11:14 »

É ruim. Tira o mérito e o valor do indivíduo, fazendo-o um dependente de misticismos. A premissa de que religião orienta e ajuda a não errar é falsa. A religião já erra na essência, quando é baseada em mentiras: Céu, inferno, demônio, deuses, Jesus, pecado, vida eterna, almas, espíritos, etc. Tudo mentira.
Registado
VRXHU
Australopithecus
*

Klebsiella pneumoniae

« Responder #17 em: 03/05/08 - 20:34:38 »

Religião é boa pra sociedade no ponto em que conforta o individuo na sua condição na estrutura hierarquica da sociedade... Hein acho que segundo carl marx é assim... =\

Onde o comportamento de um religioso é diferente de um não religioso? existe implicações dessas diferenças pra sociedade?

As vezes religião funciona como torcer pra um time de futebol... =\

Acho que o fundamental da religião, são os codigos de conduta moral que ela institui, nesse ponto ela induz comportamento... =\
Registado
Alexandra
Mediador Geral
Homo Sapiens

« Responder #18 em: 04/05/08 - 12:50:30 »

Mas não seríamos seres muito desprezíveis se nossa moral se baseasse simplesmente no medo da religião?
Registado

Somos todos generais lutando em uma guerra perdida.
VRXHU
Australopithecus
*

Klebsiella pneumoniae

« Responder #19 em: 04/05/08 - 18:14:55 »

alexandra....
...
SOMOS "DESPREZÍVEIS" !
Registado
VRXHU
Australopithecus
*

Klebsiella pneumoniae

« Responder #20 em: 04/05/08 - 18:16:52 »

os idiotas baseiam a moral no medo da religião...
os que se acham espertos se baseiam em outras formas de condicionamento... Lingua
« Última modificação: 04/05/08 - 18:17:13 por VRXHU » Registado
Barukam
Australopithecus
*

« Responder #21 em: 07/05/08 - 00:03:13 »

Religião é boa para a sociedade?

Concordamos que o significado de 'ser boa' é relativo?
Minha opinião, é a unica coisa que posso oferecer.

O lado 'bom'
Ajuda algumas pessoas a entender algumas coisas, pode dar um significado à vida,
servir de motivação.
o lado 'ruim'
Todos aqui tem uma boa idéia desse lado...
discórdia, intolerância, arrogância, inquisição e por aí vai.

Vejo a religião como uma ferramenta (martelo, internet, carro, idioma) ou objeto.
Na sua essência, não sei com que fim a religião foi criada. Levando em conta a época em que
vivemos, perguntar se uma religião é boa, é como perguntar se uma faca ou uma arma de fogo é boa.
Sozinhos, eles por eles, me parecem inofensivos.
O uso que fazemos e as circunstâncias é que fazem deles alguma coisa (boa ou ruim).
Vendo dessa maneira, não vão se encaixar nessa idéia de ferramenta inofensiva
religiões que justifiquem imposição, dominação dos outros, guerra religiosa, intolerância.
Não conheço muitas religiões, mas não acho que a 'maioria' se encaixe nesse perfil.

Tem também o problema de acreditar.
Percebo que a encrenca de muitas pessoas com a religião é essa visão de
que para aceitar seus dogmas você precisa parar de usar a cabeça e a razão.
Não vejo assim, você pode aceitar dogmas e buscar explicações ou não aceita-los e também buscar explicações.
Uns acreditam exclusivamente na ciência outros na religião, e tem uns que misturam os dois  Grin
De qualquer maneira, alguém conseguiu explicar tudo?

Nesse ponto (sobre o dogma impedir a razão), acho que teria problemas com a maioria das religiões
cristãs. Mas o cristianismo é uma confusão tão grande (conhcem Zeitgeist?), se interpretar a bíblia literalmente,
ela não faz sentido para mim. Daí vem o problema, então quem tem a interpretação certa?
Realmente não sei. Confusa como é hoje, se alguma vez existiu uma bíblia que fez sentido, acho que já perdemos.
Porém, acredito que os culpados pela confusão são as pessoas não a religião.
http://www.youtube.com/watch?v=PLnSJo3Z-Iw

Concluindo...
Eu não conheço muito bem as religiões, afinal existem tantas.
Mas a maioria delas me parece ter muita ligação com valores morais e regras de conduta
em sociedade. Então acho que elas tem algum valor.
Tenho que admitir que essa minha posição 'tolerante' em relação a religião tem muita influência
da interpretação que fiz dos diálogos de Platão. Um antigo filósofo grego, meu preferido.  Wink
Conhecem Fédon? Se ali estão as idéias de Sócrates, Platão ou nenhum dos dois eu não sei.
Outro filósofo com um lado religioso ou místico, foi Pitágoras. Mesmo tendo algumas crenças
foi capaz de desenvolver muitas coisas. Poderia citar cientistas religiosos também, mas prefiro
ficar só na filosofia.

É assim que vejo(por enquanto).

Registado
PERSONAL
Homo Erectus

Deus está morto;matou-o sua compaixão pelos homens

« Responder #22 em: 13/05/08 - 04:30:14 »

Muito coerentes tuas colocações, Barukam. As indecisões que vc manifesta são normais, pertencem a uma etapa do processo. Eu posso acrescentar, até por experiência com pessoa de minha família, que a religião é também:
*consolo nas horas de doença e dor;
*sensação de pertencer e ser aceito por um grupo.
Mas na verdade toda a estrutura religiosa é falha, alicerça-se em fantasias, fantasias que nos são impostas como verdades absolutas e que mantém uma casta (a sacerdotal) agraciada com benesses: dinheiro, poder, sexo...
Registado
Delbianco
Realista
Australopithecus
*

« Responder #23 em: 17/06/08 - 11:04:33 »

Em teoria a Religiao funciona em uma sociedade para "controle" de um "bom comportamento".

Porem em pratica eh completamente anti-etico. Encher a cabeca das pessoas com falsas verdades para controla-las como meros peoes, ao inves de fornecer educacao, cultura e valores para o crescimento "saudavel" da sociedade, consequentimente da economia do pais, continente, mundo...
Registado

Mussagerito
Australopithecus
*

« Responder #24 em: 13/12/08 - 16:46:45 »

Depende do caso e como ele é abordado. Só isto.

O ideal seria buscar algo que deveríamos seguir independente de credo ou falta dele, por exemplo:
Empatia, ceticismo, essas coisas.
Registado
LuisDantas
Australopithecus
*

Morituri Delendi!

« Responder #25 em: 16/02/09 - 20:04:12 »

Por um lado é arriscado ficar na mão de liders religiosos, que tem grande influência sob seus seguidores; por outro, muitas pessoas são "boas" por temer um castigo divino e para garantir uma vaga no céu.

O que pensam a respeito?

Esse tipo de bondade não merece respeito, Marcelo.  Não acho que sequer caiba chamar de religião alguma doutrina que tem esse tipo de enfoque.  E a sociedade em geral não deve tolerar a existência desses grupos tampouco; é uma questão de dignidade coletiva.
Registado

Alfredo Bernacchi
Australopithecus
*

« Responder #26 em: 04/09/11 - 21:46:47 »

Lamentavelmente, a religião é coisa antiga, porque o homem é mistico e ignorante (ignora muita coisa), então o campo de ação é muito favorável. Carl Sagam adianta que é muito mais fácil o povo apegar-se à pseudo ciência do que à ciência verdadeira. Por uma questão nata. O que o homem não sabe, credita aos deuses, aos fantasmas, aos espíritos, aos imponderável, porque não consegue a explicação do fato. Conforme entra a cultura o misticismo e a ignorância saem. A Internet tem sido fundamental na divulgação da cultura. Os livros sempre foram caros. Os sites são gratuitos. Umas grande diferença. Assim o conhecimento aflora e as dúvidas vão indo embora. A sina da religião é a mesma do misticismo, porque religião não deixa de ser misticismo: Vão acabar um dia. Em breve.
Abç
Registado
Páginas: 1 [2]  Todas   Ir para o topo
  Enviar este tópico  |  Imprimir  

Ir para: