Fórum Cético
24/05/12 - 03:03:05 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Quer jogar Xadrez? http://www.ceticismo.org/forum/index.php?action=chess

Início   Ajuda Pesquisa Xadrez Entrar Registe-se  
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Enviar este tópico  |  Imprimir  
Autor Tópico: O que você pensa sobre o pensar?  (Lida 1868 vezes)
Alexandra
Mediador Geral
Homo Sapiens

« em: 24/09/07 - 13:22:50 »

Rolar os olhos Vamos trocar idéias.
Registado

Somos todos generais lutando em uma guerra perdida.
PERSONAL
Homo Erectus

Deus está morto;matou-o sua compaixão pelos homens

« Responder #1 em: 29/09/07 - 19:02:41 »

Então vamos trocar idéias. Existe em nossa cultura uma dicotomia entre "pensador" e "pensamento", como se houvesse uma entidade, o pensador, separada do pensamento. Isso é incorreto. Quando penso, eu sou o meu pensar.
Registado
Raphael
Homo Erectus

Neo-Anarquista

« Responder #2 em: 11/10/07 - 17:31:26 »

Concordo com o Personal, acho que não tem muito o que ser dito. Acho muito interessante a filosofia, mas pra quem gosta, pois pra mim, não é ciência, muito menos religião. Acredito que seja mais um acessório pra quem precise dela.
Registado

"Anarquia é utopia, faça uma todo dia"
VRXHU
Australopithecus
*

Klebsiella pneumoniae

« Responder #3 em: 01/04/08 - 20:56:47 »

Pensar é como vomitar...
mover coisas num fluxo reverso ao natural, acontece ardendo e queimando o conjuntivo por onde passa...
é uma reação a algum incomodo, stress ambiental na fisiologia do seu organismo, que busca eliminar o antigeno que provoca a intoxicação...
se ocorre constantemente pode provocar ulcera, câncer...
Lingua   
Registado
Rouxinol
Australopithecus
*

« Responder #4 em: 12/04/08 - 00:52:50 »

O pensar é o mesmo que reconhecer-se limitado no mundo. Só posso pensar o mundo que está diante de mim. Por mais que ele se apresente como extenso por sua aparência de infinitude, as minhas idéias se limitam ao meu eu, o sujeito que pensa. O pensar é o fichamento e o fechamento de um mundo próprio, interpretado por mim como uma visão subjetiva globalizada do todo que foi-me permitido alcançar, embasado pela experiência de vida convertida em realidade. Digo haver uma dicotomia entre o pensamento e o pensar. Pois o pensamento se apresenta, ainda que aparentemente, mais livre, pois ele se faz nas variáves da vida que nos permitem fixar cada vez mais as idéias, visão de mundo, ou realizar rupturas com as mesmas. Nada se faz em forma de pensamento sem passar pelo crivo da experiência. Por sua vez, o pensar é uma ação que legitima a nossa repressão no mundo, pois pensa-se aquilo que nos é oferecido.
Registado

"A autópsia de uma pessoa é assinada pela sua própria biografia."
PERSONAL
Homo Erectus

Deus está morto;matou-o sua compaixão pelos homens

« Responder #5 em: 13/04/08 - 04:39:00 »

O pensar é o mesmo que reconhecer-se limitado no mundo. Só posso pensar o mundo que está diante de mim. Por mais que ele se apresente como extenso por sua aparência de infinitude, as minhas idéias se limitam ao meu eu, o sujeito que pensa. O pensar é o fichamento e o fechamento de um mundo próprio, interpretado por mim como uma visão subjetiva globalizada do todo que foi-me permitido alcançar, embasado pela experiência de vida convertida em realidade. Digo haver uma dicotomia entre o pensamento e o pensar. Pois o pensamento se apresenta, ainda que aparentemente, mais livre, pois ele se faz nas variáves da vida que nos permitem fixar cada vez mais as idéias, visão de mundo, ou realizar rupturas com as mesmas. Nada se faz em forma de pensamento sem passar pelo crivo da experiência. Por sua vez, o pensar é uma ação que legitima a nossa repressão no mundo, pois pensa-se aquilo que nos é oferecido.

Rouxinol, tenho dificuldades em acompanhar teu raciocínio, ora parece poesia ora alegações pós-sartrianas. Essa dicotomia entre e o pensador e o pensamento é antiga, por mais que a metafísica se contorça para explicá-la, acaba esbarrando em dificuldades incontornáveis.
Digo mais: quem é a entidade que pensa? O eu. Como ele se relaciona com seu pensamento? Analisando o processo, e isso sómente é possível através do ... ... ... PENSAMENTO!!! Como vê, acaba sendo circular, um beco sem saída.
Quando você elimina essa dicotomia e assume que teu núcleo pensante e seu produto, o pensamento, são uma coisa só ou seja, você é o teu pensamento, algo dinâmico e criador, você mata a charada. Cool
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Enviar este tópico  |  Imprimir  

Ir para: