Fórum Cético
24/05/12 - 03:17:41 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Quer jogar Xadrez? http://www.ceticismo.org/forum/index.php?action=chess

Início   Ajuda Pesquisa Xadrez Entrar Registe-se  
Votação
Pergunta: O que influência mais em nossas decisões? Fatores genéticos ou as experiências que temos na vida? Ou nada disso influência?
Apenas a genética
Mais a genética que as experiências
Genéticas e experiências, nas mesmas proporções
Mais as experiências que a genética
Apenas as experiências
Outra (Explicite!)

Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Enviar este tópico  |  Imprimir  
Autor Tópico: Genética ou Experiências?  (Lida 1094 vezes)
MarceloEyer
Sou Cético!
Administrador
Homo Erectus

« em: 31/03/08 - 04:13:24 »

Estudos científicos indicam uma forte influência da genética no comportamento:
Vício por cocaína, ópio, nicotina e álcool; cognição espacial; inteligência; tendência a suicício...

Crianças adotivas apresentam maior semelhança em desvio de conduta e QI com os pais biológicos. Gemeos univitelinos costumam se assemelhar em Inteligência, habilidades, gosto musical, disposição ao stress, introversão/extroversão, neurose/estabilidade, posição política, religiosidade, atenção/dispersão... mesmo que criados por famílias diferentes.

- Textos relacionados
.Folha OnLine: "Quase 400 genes estão relacionados ao vício em drogas, aponta pesquisa"
.Livro "Como a Mente Funciona", de Steven Pinker
Registado

Narkus
Australopithecus
*

« Responder #1 em: 01/04/08 - 21:21:27 »

Eu não sei qual influencia mais, mas certamente ambos exercem influência!
Registado
Luiz Souto
Australopithecus
*

Liberta que serás também

« Responder #2 em: 04/04/08 - 14:19:35 »

Respondi outras porque , pelo que se tem de evidências até o momento , cada uma das patologias citadas tem um perfil de determinação genética diferente , com um variável efeito sobre o comportamento do indivíduo.Além disso a relação gene-característica não é mecânica , há diferentes graus de manifestação no fenótipo para um determinado gene ( a penetrância) além de haver variações dentro de um mesmo gene em indivíduos diferentes.
Registado
Hux Parnassus III
Australopithecus
*

Diógenes do caixão, o clínico

« Responder #3 em: 24/04/08 - 19:31:20 »

Pelo que estava lendo outro dia num ensaio do Richard Lewontin, os genes não são a única influência, nem causa para os fenótipos.O ambiente ainda conta muito, aliás nosso genes interagem com ele, acho que com nosso comportamento(independente de ser inato) ocorreria o mesmo...

Além disso, como o Luiz disse, a genética não é tão "linear",  o que se sabe é todo o processo de duplicação de DNA, a síntese , etc... a parte bioquímica que é em termos, fácil.Agora como isso se relaciona aos fenótipos é outra coisa, eu acho..
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Enviar este tópico  |  Imprimir  

Ir para: