Fórum Cético
24/05/12 - 04:06:57 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Quer jogar Xadrez? http://www.ceticismo.org/forum/index.php?action=chess

Início   Ajuda Pesquisa Xadrez Entrar Registe-se  
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Enviar este tópico  |  Imprimir  
Autor Tópico: Há Notáveis Diferenciações Morais Entre Teístas e Seculares ?  (Lida 1312 vezes)
ForCed EXistenCe
Australopithecus
*

« em: 01/02/09 - 18:06:48 »

Como tenho poucas certezas e visto que uma destas certezas é a importância de atitudes éticas, morais, etc, resolvi escrever este texto e lançar também a questão ética e moral. 

Agir conforme a consciência mandar é relativo tanto para os ateus quanto para os crentes. Antes de explicar o porquê da razão que ambos os domínios de pensamento são relativos, gostaria de dizer que eu prefiro dizer teísta a crente.

Crentes todos nós podemos ser em alguma medida. Não estou dizendo isto por mim tendo em vista que eu não possuo crença religiosa. Podemos ser crentes ao afirmar que ao chegarmos do trabalho haveremos de chegar com a integridade física intacta. Se formos levar em conta os números da violência cada vez mais crescente nas grandes cidades brasileiras e o contingente de pessoas que morrem e que matam nós podemos ser vítimas. Sair portanto de casa, seria arriscar-se. Porém saímos mesmo assim e ainda vemo-nos assim que chegarmos, a ligar nosso tocador de mp3.

Podemos pautar nossa crença pela probabilidade. Então você diz: "Sou alguém que ama a paz, quando bebo não mexo com a mulher do amigo, não sou provocador de confusão. Posso até mesmo levar uma provocação na brincadeira. Tenho 'atitudes morais'". 

Também inferimos pela probabilidade dos eventos favoráveis que nos tem acontecido desde começamos a  caminhar sozinhos e nunca houvera nenhum arranhão conosco. Você crê de acordo com a razoabilidade.

Racionalmente devemos afirmar que estamos sujeitos a qualquer coisa. Mas agimos também sem inferirmos a todo instante as chances probalibísticas de que tenhamos sucesso nas coisas mais simples. Isto é o que muitas  pessoas já ouviram falar em condicionamentos.

Agimos muitas vezes condicionados a sucessos precedentes. Quando muito, a grande maioria das vezes, agimos por crer. Isto que eu tava falando sobre agir por uma crença.

Sabemos que crenças são várias por isso disse antes que agir por uma crença religiosa não é tão diferente se nós ateus e/ou agnósticos agirmos igualmente por uma causa não determinista.

Agora que eu já falei o porquê prefiro chamar de teístas aqueles que têm religião a dizer 'crente' vou falar sobre a relatividade de agir de acordo  com a consciência mandar. 

Como estamos falando sobre as ações, atitudes como bondade, moralidade, lealdade; estamos dizendo sobre pontos de vistas éticos. Nem sempre agir de acordo com a consciência necessariamente estamos sendo éticos ou mais sensatos.

Se agir eticamente for somente agir conforme nossa consciência manda, caimos no subjetivismo moral. Neste ponto de vista um comportamento segregação racial, desde que o indivíduo haja por sua consciência entendida como um 'bem', estaria sendo portanto ético e estaria a praticar um 'bem' ao segregar supostas raças inferiores de sua raça. A isto se chama de eugenia e tem nos mostrado suas falhas graves na história.

Neste caso é só um exemplo de 'agir pela consciência' e do significado de 'consciência' sendo sinonimo de prática voltada para o 'bem'. Podemos agir pela consciência de várias maneiras mas se suas  práticas não forem acompanhadas de senso de justiça não nos leva a muita coisa. A consciência moral no fundo não depende da religião. Muitos teístas afirmam que seus livro sagrado é somente um guia moral para suas escolhas.

Não estou discutindo sobre a bíblia e seus imensos livros mudados, copiados, transformados ao longo dos séculos pelas conveniências, as imensas injustiças, o preconceito, a segregação e o afastamento da moral nela contidas.

A questão é que se os teístas mais moderados admitem  que seus livros sagrados têm falhas de interpretação e que há muita coisa nele de aproveitável e é guiado pela bíblia, nos induz a crer que eles agem conforme suas consciências, às suas livres escolhas de  quais versículos lhes soam mais justas ou éticas. Agem portanto também pela suas consciências as quais dão interpretações mais dignas, na sua compreensão, a seu livro.

Talvez até os teístas, eles mesmos não se dão conta disto. A sua livre escolha se faz exatamente porque o indivíduo é moldado pela cultura e independe de qual cultura seja, a repreender a injustiça, o sofrimento desnecessário e a paz.     

Registado
LuisDantas
Australopithecus
*

Morituri Delendi!

« Responder #1 em: 16/02/09 - 20:01:05 »

Consciência seria então discernimento?
Registado

ForCed EXistenCe
Australopithecus
*

« Responder #2 em: 17/02/09 - 18:10:03 »

Consciência seria então discernimento?

Estendendo a noção de consciência como sendo a capacidade que o homem tem de conceber valores e fundamentos de uma dada sociedade, a gente pode dizer que certas propriedades psicológicas permitem a apreensão e o conhecimento das idéias que fundamentam uma consciência.

Não só o discernimento estaria envolvido, pois  uma  sociedade pode também dar as diretrizes deste discernimento. Quanto melhor a consciência maior a capacidade de fazer juízos, encontrar a verdade.

Mas encontramos a verdade pelo conhecimento. Como seria este processo do conhecimento? Segundo platão, o processo de conhecimento representa a progressiva passagem do plano sensível para o plano das idéias onde existem as formas ideais.

Claro que na prática isso fica muito abstrato mas podemos entender juízos como sendo parte do plano das idéias e julgamos o que seja mais justo de acordo com sistemas concorrentes conforme nossas consciências.   
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Enviar este tópico  |  Imprimir  

Ir para: