Fórum Cético
10/03/10 - 07:17:58 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Quer jogar Xadrez? http://www.ceticismo.org/forum/index.php?action=chess

Início   Ajuda Pesquisa Xadrez Entrar Registe-se  
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Enviar este tópico  |  Imprimir  
Autor Tópico: Adolescentes  (Lida 878 vezes)
Delbianco
Realista
Australopithecus
*

« em: 21/11/09 - 01:39:12 »

Cultura adolescente

Uma das coisas que mais me impressionam é como funciona a mente de um ser humano inexperiente, em geral os adolescentes , desde seus 13 até 19 anos ou mais.

Não querendo criticar minha pátria amada, Brasil, mas atualmente vivendo nela e convivendo com adolescentes tenho receio em dizer e analizar o quão precária é a formação cultural dos jóvens de hoje em dia. De cada 20 adolescentes entre homens e mulheres posso destacar 3 que tenham algum interesse na vida além de "Pegação em festas" , "Anarquismo sem motivo" , entre outras futilidades como cultivação de culturas "Pop americana".

Também sou adolescente, atualmente tenho 18 anos, dos 16 aos 17 morei na Europa longe de meus pais com mais alguns adolescentes de mentes abertas, de países diferentes como México e Estados Unidos. Nos Países em que vivi pude ver que apesar de a maioria dos adolescentes terem tendência à futilidades , a educação e as culturas nacionais são bem mais visadas pelos jóvens de lá do que por aqui. De cada 20 , 3 podem ser considerados como fúteis/vagabundos e são vistos como maus exemplos , o que aqui acontece com quem leva as coisas importantes mais a sério.

Após ter retornado ao Brasil, além do choque cultural retornei à escola e pude analizar friamente essas grandes diferenças, questões como Religião, ou Sexualidade , ou outros assuntos que geram polêmica , são praticamente ignorados ou tratados com preconceito pelos adolescentes, e são discutidos apenas quando cai em alguma questão de prova.

A mentalidade dos jóvens é uma questão que me preocupa muito , com o passar do tempo prefiri me manter apático ao ter que bater de frente com a parede sólida e ôca que constitui a mentalidade da sociedade brasileira, quando um abre os olhos mil olhos fecham denovo.

Procuro entender o por que desse enorme desinteresse dos jóvens por questões sociais ou humanas. E talvez como integrar Cultura à nossa cultura.

João Vitor Delbianco
Registado

Páginas: [1]   Ir para o topo
  Enviar este tópico  |  Imprimir  

Ir para: