Fórum Cético
24/05/12 - 04:30:38 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Teste seu raciocínio: http://www.ceticismo.org/forum/index.php/topic,386.0.html

Início   Ajuda Pesquisa Xadrez Entrar Registe-se  
Páginas: 1 [2]  Todas   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: O Precário Discurso Agnóstico  (Lida 7977 vezes)
PERSONAL
Homo Erectus

Deus está morto;matou-o sua compaixão pelos homens

« Responder #15 em: 15/07/07 - 21:28:00 »

Adriano, talvez ao afirmar que "não se pode afirmar que deus não existe" possa-se adicionar "ou que existe", e isso faz sentido. Não se pode provar empíricamente a existência ou inexistência de deus(es), daí porque volto ao conceito anterior de ser essa discussão irrelevante... Sorridente
Registado
Jonatas
Australopithecus
*

« Responder #16 em: 16/07/07 - 00:46:14 »

Mesmo sem base empírica direta, a negação de mitos se torna possível indiretamente por outros dados empíricos.

Por exemplo, sabemos empiricamente que veados não voam, e daí sabemos que não podem puxar o trenó de Papai Noel no céu. A confiabilidade deste mito como um todo a partir daí desapareceu. Sabemos empiricamente que é impossível alguém distribuir presentes de casa em casa para o mundo todo num dia só.

Por meios indiretos, provei empiricamente a inexistência de Papai Noel.

Acredito que se pode provar indiretamente a inexistência de deus (qual deus? há inúmeras idéias diferentes deste "deus", portanto são inúmeros "deus" diferentes, quem sabe um deles seja até o Papai Noel).
« Última modificação: 16/07/07 - 00:48:40 por Jonatas » Registado
PERSONAL
Homo Erectus

« Responder #17 em: 17/07/07 - 04:37:50 »

Jonatas, as criaturas q puxam o trenó são renas, não veados... Grin
Registado
Ema
Homo Sapiens

Sim, sou cética!

« Responder #18 em: 17/07/07 - 07:20:12 »

E eu que sempre entendi o agnosticismo como dúvida, e acho isso salutar. Para o agnóstico na minha visão a existência ou não de deus é irrelevante.

É isso mesmo, penso assim mesmo e por isso considero-me agnóstica.  Wink

Mas parece que cada um tem um conceito diferente de agnósticismo e interpreta à sua maneira. O que eu acho as vezes chato é um certo fundamentalismo que vejo em certos ateus que exigem uma posição dos agnósticos naquilo em que acham que é o certo (a não existência de Deus) e conseguentemente uma certa arrogância que não os diferenciam dos fanáticos religiosos...  Triste
Registado

Ema
"Mas tudo veio a ser; não existem fatos eternos: assim como não existem verdades absolutas."  Nietzsche
Adriano
Homo Habilis
**

Sam Harris

« Responder #19 em: 17/07/07 - 17:59:13 »

Adriano, talvez ao afirmar que "não se pode afirmar que deus não existe" possa-se adicionar "ou que existe", e isso faz sentido. Não se pode provar empíricamente a existência ou inexistência de deus(es), daí porque volto ao conceito anterior de ser essa discussão irrelevante... Sorridente
Depende do que você considera deus, e para dizer que é errado dizer que não existe entrariamos na discussão do próprio conceito de deus, de seu significado, que já expus a minha opinião, que é uma criação humana, e portanto irreal, e além disso entrar na questão da filosofia da ciência, e discutir a vertente do empirismo, muito associado ao positivismo.

E eu que sempre entendi o agnosticismo como dúvida, e acho isso salutar. Para o agnóstico na minha visão a existência ou não de deus é irrelevante.

É isso mesmo, penso assim mesmo e por isso considero-me agnóstica.  Wink

Mas parece que cada um tem um conceito diferente de agnósticismo e interpreta à sua maneira. O que eu acho as vezes chato é um certo fundamentalismo que vejo em certos ateus que exigem uma posição dos agnósticos naquilo em que acham que é o certo (a não existência de Deus) e conseguentemente uma certa arrogância que não os diferenciam dos fanáticos religiosos...  Triste
Não é exigir uma posição, também vejo o agnosticismo como dúvida, mas também não deve ser imposto essa dúvida a quem não tem. E nem o fato de não ter dúvida faz com que seja relevante o tema para o ateu. É que sempre dá muito pano pra manga a discussão entre ateísmo e agnosticismo, mas ambos estão muito próximos na maneira de pensar, e essas diferenças sim são irrelevantes.
Registado
PERSONAL
Homo Erectus

« Responder #20 em: 18/07/07 - 04:51:05 »

Adriano, concordo plenamente em que há mais concordâncias que divergências entre ateus e agnósticos e, quando afirmei que discussões eram irrelevantes, exagerei um pouquinho, os debates sempre são necessários, afinal é prá isso que estamos aqui no forum, não é? Contente
Registado
Adriano
Homo Habilis
**

Sam Harris

« Responder #21 em: 18/07/07 - 08:53:04 »

Claro, sempre é bom desenvolver mais um assunto, esclarecer mais um tema e conhecer as opiniões divergentes. Quando as opiniões são iguais nem há que debater.
Registado
PERSONAL
Homo Erectus

« Responder #22 em: 19/07/07 - 04:27:00 »

Inclusive quero voltar um pouco atrás, qdo. foi colocado q é necessário conceituar deus antes de debater sua (in)existência. Isso é óbvio, pois se não o conceituarmos adrede, certamente estaremos falando de coisas diversas. Aí já aparece uma dificuldade: para o crente, é relativamente fácil conceituar deus, embora sem uniformidade. Vai depender da cosmovisão de cada um, e aí entram tb componentes pessoais. Para nós, é impossível conceituar o q entendemos ser apenas uma idéia abstrata, embora exista uma vertente, intelectualmente muito atraente, que aborda o conceito deus pela negativa, ou seja, enfatizando o que ele não é.
Registado
Páginas: 1 [2]  Todas   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: